terça-feira, 25 de março de 2008

BANCADA GAÚCHA
HAVIA UM PEDRO NO CAMINHO

O observador do Bancada Gaúcha em Porto Alegre, Pedro Bomfim, caprichou no estilo e literalmente entregou o lixo devidamente reciclado aos leitores do blogue do Jota Charrua e sua tribo.

Parafraseando Sepé Tiaraju, o poeta disse que Pedro diz com todas as letras:

- E
sta terra tem dano!

Talvez seja o sinal de que as coisas estão mandando, ou melhor, mudando.

Bueno, vejam com seus próprios olhos.

CPI DO DETRAN
UMA BARBARIDADE!

Na CPI do Detran, aberta pela Assembléia Legislativa gaúcha, estamos assistindo a um imenso desfile, que só está começando - ainda não divulgaram os endereços dos apartamentos, quem mora e quem morou neles - de exemplos de como a ingenuidade e a inexperiência podem prejudicar a atuação de homens honestos no serviço público. E, assim, permitir que pessoas de má índole se aproveitem para meter a mão no dinheiro público, isto é, no meu e no seu bolso.

Vejam o caso do ingênuo ex-presidente do Detran do governo daquele homem pequeno e cordial que não fez nada, mas apaziguou os gaúchos. O coitado acabou preso só por assinar um contrato sem licitação com uma fundação que não tinha condições de fazer o trabalho para o qual foi contratada e que buscou a ajuda de outras empresas para realizar os serviços.

Tem que ficar bem claro que a responsabilidade dele terminou ai. Afinal, ele contratou a tal fundação e não tem nada mais a ver com o resto. Isto é evidente. Agora, se a tal fundação contratou a empresa da sua própria mulher, de outros parentes, do irmão do seu chefe e dos amigos da governadora, isto é problema desta fundação.

Só o que faltava era acharem que está errado a mulher dele trabalhar e pagar R$ 500 mil para ele dar uma ajeitada na cobertura onde mora com o dinheiro que ganhou no tal contrato com a tal fundação. Além do mais, é proibido mulher de dirigente de autarquia ter empresa? E esta empresa prestar serviço para fundações contratadas pela autarquia que o marido dirige? Onde está escrito? Ele está cheio de razão em dizer que estas coisas não lhe dizem respeito. Onde que se viu?

Depois dele, veio o novo jeito. Um jeito um tanto estranho, mas novo. Afinal, estava precisando dar uma mexida, claro. Então, o novo diretor do Detran, inexperiente, iniciante, com apenas 40 anos de serviço público, chegou e viu que tudo estava errado. Precipitado, ansioso para consertar as coisas, contratou outra fundação, antes de dispensar aquela, sem saber que as duas eram parentes, filhas da mesma mãe. Mas garante que só fez isto porque o bispo pediu, por um ato de caridade.

Naquele momento ele nem teve tempo de pensar que estava fazendo caridade com o meu e o seu dinheiro. O importante era ajudar. Um homem bom como não se encontra mais por ai. Sua única falha, ao meu ver, parece ter sido não atender aos amigos da governadora. Ai, levou um pontapé de um sapato alto, que lhe atingiu até a memória, a consciência, pois não lembra de mais nada.

Como o primeiro, ele também não sabia que a tal fundação, que ele contratou, repassou os serviços para a sua irmã mais velha, aquela mesma que não tinha condições de fazer o trabalho e contratara empresas da mulher, dos parentes, do irmão do seu patrão, dos amigos da governadora, etc. Mas ele fez isso só para evitar o caos. Para não prejudicar o serviço. Fez isto por ser um administrador previdente.

Mas no meio deste monte de gente boa, correta, eficiente, houve alguém que pecou terrivelmente. A Polícia Federal. Onde já se viu, acordar estes homens simples, lícitos, cidadãos comprometidos com a eficiência do Estado, daquela maneira, apontando armas para as suas cabeças? Desde quando é crime algumas pessoas, unidas, ganharem R$ 45 milhões com o trabalho nas suas empresas, que nada mais fizeram que tapar os buracos deixados pela ineficiência do Estado?

Uma barbaridade!

POST POST

Pegando carona no espírito da coisa que o Pedro Bomfim botou na roda, o carteiro e o poeta "cheidi catigoria" perguntam:

- Quem tem medo de altura só chuta rasteiro quando joga futebol soçaite na cobertura?

- Ou só fica na cobertura quando joga futebol soçaite rasteiro quem tem medo de altura?
.

Nenhum comentário: